23 de fevereiro de 2011

Sendo acordados....

Sempre morei em prédio desde baby. Ficar "confinada" (segundo o meu marido que sempre foi criado em casa) é normal para mim. Só fui me dar conta deste estado quando ele usou esse termo e logo em seguida me disse: "me sinto um passarinho preso numa gaiola em um apartamento".

Eu nem dava bola para isso. Aquilo era uma situação mais do que normal para mim e nunca me senti como um pássaro preso - até porque tive as chaves de casa desde muito nova. O pátio (sim, na minha época não era play como hoje em dia) era um parque diversão onde as crianças do meu prédio se reuniam para brincar, andar de bicicleta e fazer outras artes. Isso quando não íamos para o meio da rua já que moravamos em uma sem saída.

Depois das obrigações (escola, cursinhos etc) e do entretenimento, voltava para meu confinamento feliz da vida e mais feliz de ter um quarto só para mim! Muito bom isso de ter privacidade.

E você deve estar se perguntando "o que Dubai tem com isso tudo?", "o que isso tudo tem de ligação com o título do post?". Eu explico!

Aqui, eu moro também em prédio, mas no andar 46 !!!! Nossa, quando soube disso me deu um aperto no coração porque nunca morei tão alto na minha vida. Meu coração ficou menor quando soube que não haveria uma janela que abriria por questão de segurança. (ok, concordo que existem loucos que podem se jogar desta altura e seria um transtorno enorme - mas eu queria uma janelinhaaaaaaa que se abrisse)

A sensação foi estranha no início e continua sendo para mim. Não ter onde renovar o ar que se respira é algo que me deixa ofegante, pois parece que uma hora o ar aqui dentro vai se acabar. Tudo bem que tem dutos de ar condicionado e quando o mesmo está desligado, tem sempre um ar correndo. Só que não há nada como se acordar e abrir a janela para sentir como está a temperatura lá fora!

E para completar a minha alegria, hoje fomos acordados com barulhos estranhos que me fizeram levantar (sono leve é uma droga) e quando marido vem junto para abrir as cortinas...... um andaime entre nosso andar e do vizinho !!!!

Sim, minha gente, um andaime com dois funcionários jogando um mega jato (coloca mega nisso) para limpar os nossos queridos vidros, ou melhor, as nossas janelas !!! Aquilo foi extraordinário!! Acordar com barulhos estranho que mais pareciam que a obra do lado acertou o nosso prédio e abrir as cortinas e dar de cara com DOIS (não era um e sim dois) não tem preço - nem mastercard!!!

Agradeço aos funcionários porque o vidro estava nojento e mal dava para ver lá fora depois de uma distância. O que a gente poderia fazer para limpar a janela? Nadaaa porque a ela não abre e tem vidros duplos!

E viva a nova modalidade de ser acordados !! Viva a limpeza (porque agora eu posso ver o mundo da janela de casa) !! =D

22 de fevereiro de 2011

Kit farmácia

Não tive escolha! Depois de dois dias jogada na cama sem força para praticamente nada, fui com marido na farmácia mais próxima para me ajudarem com algum remédio.

A moça - que eu ainda não consegui descobrir se realmente são farmaceuticos ou somente atendentes como a maioria no Brasil - me orientou a tomar várias coisinhas conforme fui descrevendo meus sintomas.

Minha mãe - mesmo de longe - também mandou um e-mail com várias dicas para eu melhorar o mais rápido possível.

Sai com meu kit: pastilhas para a garganta (isla moos), vick vaporub, termômetro e um óleo para fazer inalação (tipo tem o penetro no Brasil, a moça me deu um tal de olbas oil que é descongestionante que se coloca na água quente e respira o vapor).

Fora o que já temos em casa e eu estou fazendo uso: Panadol (em chá), naldecon (do Brasil mesmo) e muitaaaaa água!!!

Vamos ver quando essa virose/gripe dubaiana vai embora.

21 de fevereiro de 2011

Gripada

Ficar "doente" em um país que você acabou de chegar é complicado. Primeiro que o colo de mãe faz uma falta..... depois que marido não para em casa para dar colo tb por conta do trabalho....

Ficar sozinha e sem conseguir fazer nada o dia todo me mata !! Tinha feito planos de arrumar a casa, cozinhar e mais um bando de coisas. Sabem o que eu fiz? Praticamente nada porque estou me sentindo mega mal.

Já tomei chá, naldecon (que trouxe do Brasil - graças a Deus) e tô atrás de um redoxon. Não conheço os remédios que vendem aqui e meu inglês ainda não está 100% para eu ir na farmárcia dizer o que sinto. Até porque tenho uma dificuldade surreal de dizer as coisas que sinto para os médicos no Brasil que dirá aqui. Essas coisas de que se a dor queima, pinica, arde e afins não é comigo. Sinto dor e pronto! Só depois que me perguntam como é a dor e começam a dar opções que começo a reparar nessas detalhes.

Quero cama, cobertor, mais chá e que essa gripe vá embora logo...

20 de fevereiro de 2011

Vestidos

Tenho que ir a um casamento no Brasil e não terei tempo de comprar nada por lá. Mal cheguei a Dubai e já tenho que me enfiar em lojas mais elegantes para achar um longo bem bonito porque sou parente da noiva! Em outras palavras, não posso fazer feio.

Aqui tem vestidos lindos, mas caríssimos porque são da Channel, Armani e por ai vai as grandes grifes. As lojas mais normais para nosso bolso tem uma seleção um tanto quanto estranha para meu gosto.

Vi muitos vestidos que considero ouçados para um país muçulmano: decotes profundos nas costas, fendas gigantes nas pernas etc.

Gostei muito, mas muito mesmo de uma loja que fomos no Dubai Mall. O chato é não estar com o inglês 100% para conversar melhor com a vendedora, mas a que me atendeu foi um amor! Ela me ajudou bastante a ver detalhes dos vestidos que experimentei.

Quando sai com um lilás do provador (ele tinha alcinhas, um decote normal no busto e coisas no gênero), andei um pouco para mostrar para marido que estava na loja - a moça pediu para ele me esperar lá - e uma cliente quase caiu com tudo em mim. Os olhos delas esbugalharam, ela ficou segurando um vestido que estava nas araras por longos minutos e nem piscava...

Não sei se eu choquei a cliente com a "ousadia" de sair do provador para a loja com um vestido daquele ou se ela me achou muito feia na roupa ou muito bonita! (rs) Vou ficar sem saber o que se passou na mente dela.

Eu amei um vestido longo e prata que tinha lá. Marido e vendedora gostaram do lilás, porém a irmã dele já vai com um vestido naquele tom, ou seja, descartei de vez roxos, lilás e cores afins. Teve um dourado muito bonito, mas achei que me engordou, então volto pro prata.

Fui a tantas outras coisas, só que não achava mais nada bonito, elegante, com boa costura e com um preço razoável. Vontade de ir lá e comprar correndo o prata, mas minha consciência diz que é pra pesquisar em outro mall...

O que fazer? rs

18 de fevereiro de 2011

TV em Dubai

Sozinha em casa, cansada de arrumar a casa, sento no sofá e agarro, pela primeira vez, o controle da televisão.

Marido fez assinatura de um pacote para a gente assistir. Pegou o pacote ocidental porque a empresa afirmou que tinham mais de 400 canais em vários idiomas.

Como não achei a guia com os canais, fui um por um (que paciência, hein?!) e acho que a empresa esqueceu de avisar que nosso pacote não tem os mais de 400 canais. Eles oferecem realmente mais de 400, mas a gente tem uns 20 em inglês, uns milhares em árabe (???) e outros em indiano. Aff! E isso é que eles chamam de pacote ocidental?? Avisa, né?

Me aventurei e assitir por alguns minutos as "novelas" árabes. Morri de rir porque parece que você está em um teatro de tão arcaico que é o cenário; as roupas mais parecem dos anos 80 e o dramalhão é de novela mexicana! hahaha Não entendi uma vírgula, só mesmo o visual..

Depois fiquei no canal que só mostrava as pessoas dentro de uma mesquita girando e girando em volta de algo que não sei explicar o que. Nisso, passavam os horários das rezas em diversas partes do mundo.

Resolvi mudar e ver aquele seriado Dr. House... juro que estava em inglês, mas não conseguia entender direito... dai achei que era sono, mas no dia seguinte fui assistir o mesmo canal e a programcação estava TODA em árabe! Será que eu vi o seriado em árabe? rs

16 de fevereiro de 2011

Valentine's Day !

Dia 14 de fevereiro foi o Valentine's Day aqui em Dubai !

Na minha simples concepção, um país muçulmano não comemorava esta data que é similar ao Dia dos Namorados no Brasil. Só que eles permitem que a gente comemore e falar que tinham flores, caixas de bombom em formato de coração e vários pacotes especiais em resort, restaurantes e spa por toda cidade.

Há quem não suporte esta comemoração, que risque do seu calendário mesmo namorando e outros que acham besteira e tudo mais nesse gênero.

Eu nunca dei grandes bolas para o dia dos namorados, mas confeso que fiquei feliz da vida nesse ano porque marido conseguiu ficar comigo neste dia. Nunca conseguimos comemorar o valentine's day (seja aqui em Dubai, Brasil ou em qualquer parte do mundo) e exatamente por isso organizamos um belo pic-nic em um dos parques de Dubai. Sim, Dubai tem verde sim e fomos no maior dele: Creek Park.

O dia estava lindo, sol quentinho, vento fresco, algumas nuvens branquinha e céu mega azul. Enquanto fazíamos o trajeto de ida e volta do parque, vimos várias pessoas segurando suas rosas e buquês! Ah, também tinham muitos bichinhos de pelúcia.

Achei muito legal os casais comemorarem mesmo estando em Dubai. Para mim, continua contraditório porque até pouco tempo aqui não era permitido - por lei - os casais andarem de mãos dadas. Hoje já pode, mas dar beijinho (o nosso famoso selinho) em público é querer contar muito com a sorte para não ser preso ou deportado!

Só um "ps", as flores aqui são caríssimas. Bem, pelo menos eu acho. Tem até um anúncio no jornal que mostra uma única rosa vermelha por 9,95 AED, ou seja, um botão de flor custa uns R$ 5,00. Carinho, né?! E eu que reclamava dos dois reais que a barraquinha perto de casa cobrava! hahahaha 

11 de fevereiro de 2011

Primeiros Dias

Minha mudança definitiva para Dubai foi relativamente tranquila, porém fiquei alguns longos dias sem internet, televisão e telefone fixo em casa.

Meu único contra-tempo foi com a TAM que imprimiu o meu nome errado no cartão de embarque. Colocou todos os meus dados corretos, mas o meu primeiro nome foi de outra passageira. Aconteceu isso com várias pessoas do meu voo.

Tirando a tensão das muitas horas de atraso, de esperar mais de 20 minutos dentro do avião para ele decolar e dessa situção do nome errado. O voo para São Paulo foi tranquilo.

Depois foi uma correria em Guarulhos para pegar o voo para Dubai. Fizemos uma meia maratona de uma asa para a outra do aeroporto para pegar o check-in aberto e embarcamos.

A viagem de 14h foi muito boa, exceto pela turbulência relativamente forte e constante. Só que eu vim dormindo quase o voo todo e com o cinto preso na minha barriga o tempo todo que estive deitada. Eu acordava só quando meu marido avisava que ia ter comida ou quando me batia muita saudade dos meus pais. Nessas horas, eu vi um filme.

Por falar em saudades, não foi nada fácil me despedir dos meus pais e do meu cachorro. Fui com os olhos cheios d`água para o aeroporto do Rio, no voo para SP e volta e meia dava uma chorada no de Dubai. É a pior coisa ter que se despedir das pessoas que você mais ama nessa vida.

Não sei quando voltarei ao Brasil, não tenho data certa, mas a saudade aperta cada dia que passa. Sorte que existe internet, msn, skype e outras tecnologia que permitem que a gente fale, escreva e veja essas pessoas, não é?

Algumas vezes me pego falando "porque aqui", mas me referindo ao Brasil ou a minha cidade. Já falei várias vezes "porque na minha casa"... e meu marido diz: "sua casa agora é aqui, amor!". E é verdade!!! Tenho que me habituar com muitas coisas.

Tenho que começar a ver esse apartamento como meu lar; comprar coisas que deem minha cara, meu toque; procurar achar conforto em um local e em um país estranhos.

Me animo quando leio em outros blogs, como o da Even - que mora na Alemanha -, que as autoras conseguiram chamar outro país de casa, de pátria. Isso me dá forças de olhar tudo que tenho vivido aqui de outra forma!

É isso. Depois conto minhas experiências nessa caixinha de areia...

Espero que ainda tenha alguém me lendo por aqui... rs