11 de janeiro de 2012

Natal e ano novo

Passei meu primeiro Natal e virada de ano aqui em Dubai. Não esperava grandes festas como estou acostumada no Brasil.

Razões?? Acho que uma é suficiente para vocês me compreenderem: Dubai é um Emirado Árabe, ok? A religião  de 99,9% dos árabes é o Islã. Pensa se algum muçulmano vai comemorar o nascimento de Jesus (para aqueles que esquecem, o Natal tem esse propósito) ou celebrar um ano novo do calendário cristão!!!??

Não, eles não celebram. Os mais flexíveis até te desejam "Feliz Natal" e "Feliz Ano Novo", alguns ignoram com todas as suas forças essas duas datas.

Há quem me pergunte se aqui existe árvore de Natal, enfeites e tudo mais. Sim, você pode comprar algumas coisas por essas bandas. O problema é encontrar algo tão bonito quanto no Brasil, EUA ou alguns itens da Europa.

O que tem aqui, com certeza, vem da Europa, mas senti dificuldades de encontrar algo como temos em terras tupiniquins. Logo no final de Novembro, algumas lojas já colocaram nas prateleiras seus apretechos. Eu garanti logo os meus e fiz bem. Alguns brasileiros reclamaram que deixaram pra última hora (como bons brasileiros) e não encontraram mais as peças que gostaram.

Confesso que árvore de Natal tive dificuldades em achar uma que EU gostasse. Fui no Ace, perto da IKEA, e achei vários tamanhos e cores lá. Tinha até árvore roxa e preta!!(????) Como eu queria algo menor, demorei pra encontrar, mas consegui.

Há uma loja no Mall of the Emirates que só vende esses enfeites, porém por preços ligeiramente altos. Outras, no mesmo shopping, também disponibilizam algumas coisas. Achar se acha sempre, só tem que ter perna e paciência pra encontrar algo do seu gosto e pro seu bolso.

Se você já foi ou morou no Brasil, EUA e Europa, não pense que aqui vai encontrar a mesma festividade no meio da rua ou dentro do mall. Aquelas decorações cheias de vida, luzes, árvores, Papai Noel etc não pertencem a Dubai.

Poréééééémmm, devido ao número de turistas nessa época do ano (os quais são cristãos), os shoppings colocam uma árvore bem grande no ponto principal dele e pronto! Viva o Natal!!!!!! Não vi nenhum Papai Noel em lugar algum, portanto não sei se existe.

Só para registrar, se dia 25 de dezembro cair em dia de semana aqui (domingo a quinta) e se você estiver trabalhando, não espere ganhar folga, ok? Tivemos que bater ponto em pleno domingo depois da ceia de Natal. Pergunta como estava o humor da equipe? Super feliz, né?

Ano novo? Isso tem aqui com direito a uma festa da virada com muitos fogos no Burj Khalifa - evento transmitido ao vivo pela rede de televisão - ou em Dubai Marina e companhia. Hotéis e boates disponibilizam pacotes com buffet, pista de dança, música alta e tudo mais que você queira para se sentir fora de Dubai!!!

O que eu fiz? Aproveitei as duas datas no melhor estilo romântico e caseiro com marido. Nos conhecemos há mais de seis anos e durante todo o tempo de namoro e noivado, nunca passamos nenhuma dessas comemorações juntas. 2011 nos deu esse grande presente e decidimos fazer dele um momento muito especial.

Não me preocupei com árvores de Natal no mall, enfeites nas ruas, fogos de artifícios nos céus... Enfeitei minha casa toda (muitas coisas trouxe do Brasil, outras comprei na Europa e um tantinho de nada aqui) para o Natal; fizemos um jantar com direito a velas etc. A virada foi regada com muitas bolões de ar, cornetas, confetes, bebidas, música, boa comida etc.