17 de janeiro de 2011

Fica a dica: documentos

Se você vai morar em Dubai, dependendo do que você vai fazer por lá e/ou do tipo do seu visto, é bom se informar sobre determinadas coisas.


--> Documentos:

Eu, por exemplo, tive que fazer a tradução juramentada de alguns documentos e para isso, obviamente, precisei contratar os serviços de um tradutor juramentado. Para encontrar um, procure o site - ou vá pessoalmente - da Junta Comercial do Estado que você mora.

Para quem mora no Estado do Rio de Janeiro já deixo o link aqui: JUCERJA. Procure "Serviços" no menu e depois "Tradutores e Leiloeiros". Basta selecionar o idioma desejado que aparece logo uma lista com os nomes, endereços, telefones etc.

O correto é o tradutor te cobrar seguindo o preço da tabela. Normalmente, eles calculam o valor por página, por isso é bom você ligar e conversar com o profissional para ter uma média do total. Com a tradução juramentada em mãos, leve a um cartório para reconhecer firma da assinatura do tradutor.

Se o seu caso exigir, entre em contato com a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos para saber se há necessidade de uma "autentificação" dos documentos.

Se positivo, você terá que encaminhar a tradução juramentada para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil chancelar. Eles vão te comunicar o prazo - o meu foi de 24h e sem custo. Somente depois, você poderá enviar para a Embaixada dos EAU em Brasília também. Lá, eles cobram, mas isso depende de cada documento e o prazo de entregar do mesmo é maior do que o do Itamaraty (de 2 a 3 dias úteis).

Muitas vezes, é preciso contratar uma assessoria (internacional) para fazer todo esse trâmite caso você não more em Brasília ou não tenha parentes/amigos que possam retirar os documentos para você ou também se você não quiser viajar e ficar por lá enquanto tudo se resolve.

Falo isso porque a Embaixada dos EAU avisa que os documentos enviados por SEDEX não são reenviados, assim é necessário que alguém - de sua confiança - retire os mesmos pessoalmente na própria embaixada ou que o serviço de um despachante seja contratado.


O que quero destacar também é sobre o prazo. Não confie muito no que o Ministério ou a Embaixada informa quanto aos prazos porque comigo isso deu problema. Juntou feriado que foi emendado, depois deu um problema no sistema e por ai foi. O Itamaraty até que cumpriu direito a data que avisou, mas a embaixada foi um suplício. Não sei ao certo o que houve, mas a consultoria falou que juntou feriados do Brasil e dos Emirados, além de excesso de documentos para chancelar. Se você tiver que fazer isso, faça com o máximo de antecedência para evitar problemas com o tempo.


Com essa peregrinação completa, você terá em mãos documentos válidos no território de Dubai. Por enquanto, isso tudo funcionou com a gente. É uma burocracia chata de se fazer. Algumas vezes, exige paciência da sua parte para não morrer de ansiedade porque os prazos estão estourando, além de não ser uma coisa muito barata. Porém, você terá uma garantia de menos estresses nos Emirados.


* Informações:

--- A Seção Consular da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos recebe documentos para a legalização de segunda à sexta de 9 às 12h30.

--- Para esclarecimentos, entre em contato com eles: email consulado@uae.org.br ou pelo telefone (61) 3248-0717, extensão 2.

--- Horário de Funcionamento da Embaixada: segunda à sexta de 9 às 16h.

--- Fax: (61) 3248-7543

--- Endereço para envio de correspondências: Embaixada dos Emirados Árabes Unidos - Seção Consular: SHIS QI 05 Chácara 54 - Lago Sul - Brasília - D.F. // CEP: 71.600-580

--- Pagamento: não aceitam cheque! Deve ser feito através de depósito bancário, em dinheiro, na conta da Embaixada.

--- Prazo para Legalização de Documentos: 2 a 3 dias úteis.

--- Lembre-se de colocar no envelope seu nome e contatos telefônicos para posterior contato do setor de legalização.


Obs.: Se você fizer uma pesquisa no Google, vai achar várias assessorias interncionais, porém aconselho que ligue para a Embaixada dos EAU e peça indicação deles! Acredito que seja mais confiável seguir a deles do que contar com a sorte.

Um comentário:

  1. Qual o valor do pagamento para Legalização na Embaixada dos Emirados Árabes? Precisa validar o diploma traduzido e o original?

    ResponderExcluir