6 de março de 2012

Documentos - Parte 1

Se você vem morar em Dubai ou já está aqui, é bom saber - e ter - alguns documentos para viver com mais facilidades e evitar futuros problemas.

O post de hoje é dedicado ao E-Gate!

O E-Gate é um "cartão" (muito parecido com aquele de banco) que posui sua foto e algumas informações pessoais. Ele vem a substituir o passaportes daqueles que residem nos Emirados.

Se você viaja com certa frequência vai reparar que a Imigração de Dubai, dependendo da hora, tem filas grandes e a demora nos guichês é grande. Para encurtar caminho e agilizar sua viagem, aqueles que possuem o E-Gate tem um acesso diferenciado.

A pessoa deve se dirigir à área dos guichês do E-Gate que é totalmente informatizado. Uma espécie de catraca de vidro sofisticada, onde você deve passar seu cartão do e-gate e seu cartão de embarque em um leitor digital.

Dados conferidos, uma porta de vidro se abre e você pode passar para o segundo passo do processo. Você ficará entre duas portas de vidro (aquela que você já passou e uma segunda) para que possa conferir sua digital ao colocar seu dedo em um outro leitor específico.

Feito isso, você já está apto a passar pelo raio-x e seguir pro dutyfree ou direto pro portão de embarque! Nada de filas, longas esperas, olhadas estranhas dos funcionários da Imigração e a melhor parte: nenhum carimbo extra nas suas preciosas folhas do passaporte!

Tudo funciona perfeitamente, mas vale lembrar que você deve SIM levar com você seu passaporte, pois caso dê algum problema no processo do e-gate, existe um funcionário da Imigração ao lado para que possa te ajudar e assim carimbar seu passaporte ao fazer o procedimento normal.

Para fazer seu E-gate existem alguns postos de atendimento do Governo - um deles fica no Terminal 1 do aeroporto internacionald e Dubai - onde você pode ir com seus documentos e dinheiro! Há uma taxa (não me lembro quanto é, mas algo pela casa dos 200 dhs - se é que não aumentou) que pode ser paga com cartão de crédito ou dinheiro. Dai é ter o passaporte original com o visto de residente (bom levar cópia de ambos) e lá mesmo você tira a foto e faz a coleta da impressão digital. O cartão fica pronto na mesma hora!

Li em sites que algumas vezes eles rejeitam o cartao de crédito, então para evitar estresse, leve dinheiro ou saque de alguma máquina antes de ir ao posto de atendimento. Também ouvi pessoas comentando que tiveram que levar foto tamanhod e passaporte para conseguir fazer seu documento. No meu caso, eu não precisei, pois na hora mesmo dentro do tal escritório.

O cartão tem validade de 2 anos. Para renová-lo é exigido o mesmo procedimento.

No próximo tópico sobre documentos, vou falar sobre a ID-UAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário