29 de março de 2012

Adaptação

Agora, depois de mais de um ano vivendo todos os dias em Dubai, posso escrever sobre os problemas que tive de adaptação.
Hoje, vou elencar alguns problemas físicos que tive no decorrer deste tempo aqui no Emirado.

A maioria - eu estou dentro dessa - reclama muito da mudança do cabelo. Eu senti isso logo nos primeiríssimos dias. Meu cabelo não ficava feio, porém eu sentia ele mais grosso, mais seco... A sensação que me dava era que ele não mexia com o vento de tão "duro" que estava. Só que se você passava a mão nele, estava "ok".

Tudo por culpa da água. Como Dubai não tem muitas fontes de água doce, o Governo - segundo reza a lenda - utiliza água do mar e retira o sal. Em outras palavras, usamos água dessalinizada para tomar banho, cozinhar etc.

Para quem veio do Brasil e que passou uma vida inteira habituada com água doce na hora do banho, acredito que seja normal que o cabelo sinta esta diferença. Eu que não usava condicionador, silicone e afins no cabelo, passei a usar diariamente.

As unhas que não cresciam e "descascavam".  Também culpa da água dessalinizada! Sempre tive unhas relativamente compridas e cresciam fortes no Brasil. Foi chegar aqui e pronto! As pobres sofreram muito tempo. Vivia com elas coladas no sabugo ou quando cresciam um pouquinho, elas começavam a descascar.

Peso extra. Essa parte é triste, ainda mais para mulher. A cidade estimula você a ser sedentária no seu dia a dia. Tudo tem elevador, escadas rolantes e existem pouquíssimas calçadas (exceto na região de Dubai Marina e outras raras) etc. É preciso um pouco mais do que determinação para se exercitar caso você não goste de ir para academia.

Nessa nova rotina de vida, ganhei alguns bons quilos extras para minha "alegria". Tem sido difícil conseguir perdê-los. Já mudei minha alimentação, mas acho que terei que me render para a malhação já que meu DNA não ajuda.

Viroses foram outro problema nos meus primeiros meses. Meu corpo se rendeu a quase todos os tipos de vírus que circulavam em Dubai. Os médicos me falaram que era normal já que seu organismo não está habituado com o ambiente, poluição, estilo de vida e até mesmo bactérias. Isso não é para todos, visto que conheço vários brasileiros que não sofreram desse mal no início.

Intoxicação Alimentar. Cai na asneira de comer "um nada" de sanduiche com maionese em pleno verão 60C graus! Como estava em hotel 5 estrelas, achei que não teria problema e não pedi para retirar. Achei que a cozinha tinha geladeira, freeze e qualquer tipo de equipamento para manter fresca a maionese e também o sanduiche.

Assim que engolhi, senti um gosto estranho e provei novamente. Larguei de mão a comida e passei a noite inteira (i-n-t-e-i-r-a-a-a-a-a-a) passando muito mal. Foi horrível e tive que receber socorros médicos, tomar soro etc Um horror!

Graças a isso, obtive várias bactérias no estômago, inclusive salmonella. Foi uma luta, por longos meses, para me ver livre dessas malditas. As mesmas me acarretaram muitos problemas de saúde, mesmo depois que saíram do meu corpo.

Foram inúmeras idas a diversos médicos. Muitos exames feitos. Muitas dores abdominais. Muitos dias de repouso (tive que passar semanas em casa e sempre com alguém). Muitos remédios. Muitaaaa vontade de voltar para o Brasil!

Hoje, provavelmente graças a essas bactérias e segundos os médicos, desenvolvi uma intolerância a lactose. Até descobrir essa introlerância passei sufoco! Tive que retirar vários tipos de comida da minha dieta até que retirei leite, queijo etc. Deu certo!

Bebo leite sem lactose depois de um processo de adaptação alimentar. Continuo nessa nova dieta (não para emagrecer) para sobreviver com a minha nova realidade que me rendeu uma síndrome gastrointestinal.

E a vida segue mais ou menos normal depois de tantos acontecimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário