25 de julho de 2011

Ahn?

Essa semana, juro que fiz essa exclamação (ahn?!) quando estava na rua conversando com uma amiga.

Não estava tarde, talvez fosse 19h. Ainda tinha luz do sol porque no verão os dias são mais longos e só começa a anoitecer depois de 19h30.

Estavamos tranquilas, em um ponto relativamente movimentado da rua quando veio um indiano pedir informação.Queria saber onde ele pegava o ônibus para Abu Dhabi.

"Não faço a mínimaaaaaaaaaaaaa ideia , meu senhor!". Isso foi o que pensei, mas não falei (deveria ter tido).

Disse que não sabia, mas que era para ele ir num ponto de ônibus que ele ia ver o mapa das rotas e qual número de ônibus o levaria para a rodoviária. Ele disse que tinha feito isso e não achou.

Pedi desculpas e sugeri que ele fosse numa cafeteria perguntar para os funcionários. Ele disse que perguntou e ninguém sabia.

Falei para ele ir no metro perguntar lá e o senhor me deu a mesma resposta.

Atééééééé qqqquuuueee finalmente ele desandou a falar sem parar.... Foi ai que comecei a ficar arrependida de não ter respondido logo o que me passou pela cabeça.

Ele veio com uma lorota gigante de que a firma que ele trabalhava o demitiu sem avisar nada e que ele estava andando o dia inteiro porque ficou transtornado e nisso perdeu dinheiro (uhum... me engana que eu gosto)...

Que ele precisava voltar pra casa em Abu Dhabi (uhum, me continua que assim eu acredito que mora mesmo em Abu Dhabi e não na área industrial de Dubai), MAAAASS QUEEEEEE ....

...  NÃO TINHA DINHEIROOOO !!!!!

Ahá !! Chegou aonde eu já sabia que ele iria chegar quando desatou a falar.

Não é novidade essa situação para mim porque quem morou no Rio uma vida inteira, está habituado com abordagens beeem piores que essa.

O problema é que aqui, assim como no Brasil, não se pode pedir dinheiro na rua. Se a polícia pega, a pessoa está ligeiramente encrecada.

Pausa para uma obs: Isso porque a maioria deles, pelo que me contaram, já está com o visto vencido há algum bom tempo. Se ele te pertuba na rua, quer dinheiro e você chama a polícia, é certo dela pedir passaporte e tudo mais. Dai, já sabem, né? Cadeia básica até ser deportado! - Provavelmente não pelo fato de pedir dinheiro, mas por estar fora da lei com o visto inválido para permanecer no país.

Eu - sei lá pq - resolvi dar somente 2 dirhams para ver se ele saia logo dali. Também fiquei com pena da figura que estava suja suja.

Ok, dei o dinheiro e falei com ele: aqui está, mas se o senhor precisar de mais alguma ajuda, eu chamo os policias ali do metro para te orientar melhor, tá?

Ele entendeu bem minha "educação" e saiu varado. Tudo bem que ainda agradeceu - coisa que no Brasil quase nenhum pedinte faz.


Depois que tudo acabou, voltei pra casa e fiquei um bocado incomodada com isso.

Eu não gosto desse tipo de atitude em lugar nenhum do mundo porque parece que é sua obrigação de dar o dinheiro. Não gosto de ser coagida a fazer algo que não quero. Não gosto de me ver em situações que me deixam sem opções de reagir.

Será que só eu acho que todo mundo que pede dinheiro na rua, parece que te olha com olhos ameaçadores, se mexe de forma suspeita como se fosse puxar a qualquer momento uma faca, arma etc?

Foi isso que eu não gostei!

Aqui é raríssimooooooooooooooooooooooooooooo você ser parado por alguém que venha te pedir dinheiro. Nunca passei por essa situação em seis meses de Dubai e nunca escutei ninguém contando algo no gênero.

Quando resolvi dividir essa minha experiência com os outros - inclusive uma local -, T-O-D-O-S me falaram: "você não deveria ter dado nada! se um começa a dar e o outro também, eles proliferam! isso é errado! dá próxima saia andando e diz que não tem grana!"

Ok, concordo.  Dá próxima, não dou nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário