4 de julho de 2011

O que mudou?

Sair da casa dos pais, já requer toda uma adaptação e provavelmente novos hábitos. Imaginem quando se sai da casa dos pais junto com uma mudança internacional! São muitos hábitos para se alterar e/ou incluir na rotina, portanto vou citar alguns.


* Roupas Típicas: Quando vim pela primeira vez de turistona, achava muito estranho as mulheres com suas abayas, hijab, burca e outras roupas do gênero. Não sabia para onde olhar, se poderia observá-las etc. Hoje nem ligo mais. Isso tornou-se normal.

* Tarefas domésticas: (faxinar, passar aspirador de pó, limpar banheiros, passar pano, organizar etc) nunca foram difíceis para mim porque já estava habituada com isso no Brasil. A diferença que lá, eu não tinha a obrigação de cuidar, sozinha, de uma casa e de outras vidas. Agora é tudo por minha conta por mais que marido dê uma mãozinha.

* Cozinhar !!! Isso sim foi uma mudança radical. Sempre tive medo do fogão e nunca tive interesse em aprender. Sabia o básico do básico para não morrer de fome quando fiz intercâmbio. Ficou por ai, nunca mais tentei me aprimorar.

Aqui tive que deixar esse medo e desinteresse de lado e encarar o avental, fogão, panelas e acessórios. Coloquei debaixo do braço os caderninhos de receitas, dicas da mãe e aprendi a fuxicar sites. Confesso que estou me saindo melhor do que esperava. Estou surpresa com o gosto que minhas comidas têm e feliz com o resultado.

* Horário da Reza: Escutar a mesquita em shopping, supermercados, ruas e até mesmo nos canais de TV locais.

* Luz do Banheiro: Nos apartamentos que morei no Brasil, a gente primeiro entrava no cômodo para depois acender a luz. Com você também era ou é assim, né? Aqui não! Já entrei, fechei a porta e fiquei bonita lá no escuro procurando onde estava o raio do interruptor. O infeliz fica do lado de fora! (rs)


* Mala e Mercado: Nós não temos carro aqui e transporte público, dependendo do dia e da hora, é lotado demais. Fazer compras e sair carrregando sacolas e sacolas nos braços com tanto empurra-empurra não era nada legal. Além das dores nas costas quando chegavamos a casa. Solução? Carregar uma mala com a gente (isso mesmo, mala de viagem! rs), deixar no serviço do consumidor, fazer as compras e depois usar nossa mala como "carrinhod e feira". No início foi constrangedor, mas hoje nem ligo e ficou muito mais prático.

* Sem Tradução: Como aqui tem produto do mundo inteiro, algumas vezes, parece que esqueceram de traduzir a embalagem. Nem em inglês tem! Ah, mas o árabe está sempre lá num adesivo se for necessário. Se você não souber o idioma de origem do produto - ou o árabe - fica sem entender direito (ou nada!).

* Saudades: Nesse caso, não é da família e amigos (senão estaria lá no topo da lista), mas sim de produtos e pequenas coisas do Brasil: feijão preto, nescau, queijo de minas, mandioquinha (batata baroa), farinha de mandioca etc.


Por hoje ficam esses novos "hábitos" publicados. Amanhã termino a lista.

:)


Um comentário: